Obra de Sou Fujimoto no Japão ocupa segundo lugar no ranking dos principais projetos de arquitetura de 2025, elaborado pela CNN
Ao mesmo tempo em que o mundo vê surgir megaprojetos urbanos futuristas, há um crescente movimento de valorização de projetos arquitetônicos menos “estridentes”, pensados para a escala humana e com verdadeiro olhar para a sustentabilidade. Em 2024, o Prêmio Pritzker, o “Oscar” da arquitetura mundial, foi dado ao arquiteto japonês Riken Yamamoto, reconhecido por seu trabalho voltado ao senso de comunidade, enquanto uma pequena escola no subúrbio da Austrália recebeu o prêmio de melhor edifício no World Architecture Festival. Com o olhar voltado para as pessoas e para a natureza, grandes nomes da arquitetura global vêm realizando obras surpreendentes e inovadoras.
Sou Fujimoto, uma das mentes brilhantes escolhidas pela Vokkan para o projeto do Vivapark Navegantes, é autor do projeto que ocupa o segundo lugar do ranking dos 11 projetos de arquitetura que moldarão o mundo em 2025, elaborado pela CNN Brasil e publicado no dia 1 de janeiro deste ano.
A obra Grand Ring, projetada por Fujimoto para a Expo 2025 que acontece em Osaka, no Japão, é uma estrutura circular contínua de madeira, com mais de dois quilômetros de circunferência. O grande anel envolve as dezenas de pavilhões que compõem o evento cujo público estimado é de 28 milhões de visitantes. A obra, segundo Fujimoto, representa o espírito de unidade que o evento busca despertar reunindo o mundo todo em uma mesma direção.
O Grand Ring foi erguido com cedro japonês e madeira hinoki, e reforçado com metal para torná-los resistentes a terremotos. A obra combina métodos de construção modernos com as tradicionalmente usadas em templos e santuários japoneses e estará entre os maiores edifícios de madeira do mundo. As vigas sustentam um telhado inclinado, com 20 metros de altura em seu ponto mais alto, que funciona também como uma “passarela” com vista para toda área ao redor.
Para conhecer melhor este projeto e outros 10 eleitos pela CNN como os mais importantes de 2025, leia a matéria na íntegra.